segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 9,46-50)

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, e
stará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Neste texto Jesus nos fala que aquele que quer ser o maio dentre os homens, deve ser o na verdade o menor, mas o que ele quer dizer com isso?
Aquele que deseja ser o maior ao olhos de Deus deve servir a obra e não comanda La
O céu não é lugar para aqueles que tem o pensamento:”- Olha eu estou lendo na missa!”
O ceu é lugar para aqueles que fazem as coisas sem querer destaque para si, mas para aquele a quem servem.
Guilherme de Sá do Rosa de saron uma vez disse que a musica da banda era apenas um detalhe, o importante era passar Deus para as pessoas
E fecho esta parte de minha reflexão sugerindo que reflita mos:
“-Estamos querendo ser vistos ou queremos que vejam o Deus que nos enviou?”
No segundo momento do evangelho João pergunta a Jesus sobre um homem expulsando demônios em nome dele.
Ele responde uma coisa sobre a qual é interessante pensar:
Será que somente nossa pastoral leva a Deus?
Muita gente hoje cai neste erro, junto comigo na JMJ foi um jovem que achava que só o movimento dele levava as pessoas a salvação e no decorrer da semana ele viu jovens dos mais variados movimentos dando manifestações de fé maiores que a sua.

Paremos então e pensemos nisso

Amigos paroquianos!!

hoje venho postar o endereço do blog da minha paroquia http://aparecidasapucaia.blogspot.com.br/ e para lembra los de duas coisinhas:
1- Sexta estreia o web show Homilia leiga
2- logo mais a noite eu postarei a reflexão do evangelho de hoje. comente aqui no blog e compartilhe com seus amigos

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São francisco

em preparação ao programa web que estrearei dia quatro de outubro estou publicando este link da canção nova para que conheçam um pouco mais do santo que me motiva.

http://santo.cancaonova.com/santo/sao-francisco-de-assis/

Pax et bonum

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Homilia leiga de (Lc 8,16-18)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Paz e bem meus irmãos em cristo!
A alguns dias não posto nada no meu blog mas saiba que é por uma boa causa. Dia quatro de Outubro, dia do meu santo de devoção vou estrear meu canal de vídeos no youtube com o programa Homilia leiga. Será um ponto de bate papo para os leigos que estudam a palavra de Deus.
Se você quiser participar deste projeto mande suas reflexões do evangelho das sextas feiras (o programa será semanal e refletira o evangelho da sexta), para o nosso email mmexercitodedeus@gmail.com  e se quiser acrescentar algo a homilia do programa anterior é só mandar também para o nosso email e os comentários que acharmos mais relevantes serão lidos no programa
Agora.  Voltando para o evangelho, Jesus fala sobre a lâmpada em uma metáfora sobre luz
Se tivermos a luz divina não devemos esconde la, se não de que ela adiantaria?

Nesta estranha citação onde ele fala sobre tirar de quem não tem e dar ainda mais a quem já tem ele falava sobre os que se diziam cheios da luz mas que na verdade eram cheios de trevas, uma vez que ele pregava a humildade, era fácil saber que aquele que se julga indigno tem muito maior graça diante de Deus do que aquele que já se julga salvo.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 6,39-42) e homilia

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.


Jesus neste texto fala da hipocrisia. Fala daqueles que mesmo sem conhecer a verdade se proclamam o dono dela.
Infelizmente é uma coisa muito comum hoje em dia. Pessoas que ensinam em nome de Jesus, mas que não conhecem a sua palavra.
Como posso me denominar cristão se não conheço a Biblia? Como posso conhecer a Biblia sem fazer uma leitura profunda,  meditada e principalmente, discutida.
É sim, discutida. Deve se sempre partilhar a palavra. De que adianta eu acender uma lâmpada e coloca la embaixo da minha cama?
Por esta razão venho escrevendo as minhas reflexões do evangelho neste blog. Para que você leitor opine, de seu ponto de vista, diga se concorda ou não. Sua opinião será sempre bem vinda.

Paz e bem 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 6,27-38)


Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Hoje Jesus nos da a máxima ordem da evangelização “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam”.
Certa vez em um filme eu vi uma frase que dizia “amai seus inimigos, isso vai deixa los loucos” da mesma forma Jesus nos diz para amar sem medidas a todos, não importando se aquela pessoa nos ama ou não. Ele ainda adverte :” fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? “
É muito fácil fazer o bem a quem amamos, so que neste momento estamos fazendo  a um amigo ou a um conhecido e não é isso que Deus quer. Ele quer que saiamos do nosso conforto e que vamos aos necessitados, que transformemos vidas
Neste pensamento, reflitamos o evangelho fortíssimo do dia de hoje e tentemos coloca lo em nossas vidas.

Paz e bem

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Homilia Evangelho (Lc 5,33-39)

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fari­seus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem.38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.


Jesus naquele momento nos explica que enquanto ele estava aqui na terra não era necessário jejuar, pois o noivo (Jesus) estava com eles.

A parábola nos diz que o jejum é como se fosse um remendo, os apóstolos são como um tecido e este tecido só vai começar a se desgastar depois que o senhor não estiver mais com eles

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 4,38-44)

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

Jave é o Deus da vida, portanto, é o senhor da vida e da saúde. Todo aquele que entrega a sua saúde e sua vida a divina providencia é especialmente cuidado por Deus

Façamos como Simão que entregou a saúde de sua sogra a Jesus e entreguemos nossa vida e saúde a Deus