Fala Galera Jovem Católica!
Sempre vejo um pessoal usando escapulário, seja como símbolo devocional, para "proteção" ou até mesmo para compor o visual. Mas, você já se perguntou qual o significado desse "acessório" que boa parte dos cristãos usam?
Sempre vejo um pessoal usando escapulário, seja como símbolo devocional, para "proteção" ou até mesmo para compor o visual. Mas, você já se perguntou qual o significado desse "acessório" que boa parte dos cristãos usam?
Dei uma pesquisada na internet e desenvolvi esse artigo explicando um pouco sobre o escapulário.
O escapulário consiste em duas imagens, unidas entre si por um cordão (que pode ser de pano, barbante, aço, prata...). Essas imagens, normalmente, são de Nossa Senhora ou do Sagrado Coração de Jesus, mas também pode ser de qualquer Santo que você seja devoto.
O termo escapulário vem de escápulas (osso que fica próximo aos ombros), para o Católicos o escapulário é um símbolo de consagração religiosa, de devoção e afeto.
No século XI, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo, reuniram-se no Monte Carmelo, em Israel. Ali construíram uma capela em honra de Nossa Senhora. Este local é considerado sagrado, desde tempos imemoriais ( Is 33,9;35,2; Mq 7,14), e se tornou célebre pelas ações do profeta Elias (1 Rs 18). A palavra "carmelo" quer dizer jardim ou pomar. Nasciam ali os carmelitas, ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Tempos depois, os carmelitas mudaram-se para a Europa e passavam por grandes dificuldades. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, S. Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos.
Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Quem segue Jesus e é devoto de Maria Santíssima, caminha a passos seguros no caminho da salvação. O escapulário é sinal da proteção de Maria.
Origem do escapulário
O "escapulário monástico" apareceu pela primeira vez, talvez tão cedo quanto o século 7 na Ordem de São Bento . É um pouco grande comprimento de pano suspensa a frente e para trás dos ombros de utente, muitas vezes chegando até os joelhos . Ela pode variar em forma, tamanho, cor e estilo.
Escapulários monásticas originou como aventais usados pelos monges medievais, e foram mais tarde alargado a hábitos para membros de organizações religiosas, ordens ou confrarias. Escapulários monásticas agora fazem parte do hábito dos monges e monjas em muitas ordens cristãs.
O "escapulário devocional" é um item muito menor e evoluiu a partir do escapulário monástico. Estes também podem ser usados por pessoas que não são membros de uma ordem monástica e da Igreja Católica Romana considera-os sacramentais. O escapulário devocional geralmente consiste em dois pequenos (geralmente retangular) pedaços de pano, madeira ou papel laminado, a poucos centímetros de tamanho, que podem receber imagens religiosas ou texto.
Estes são unidos por duas faixas de pano e os lugares utente um quadrado no peito, repousa as bandas uma em cada ombro e deixa a segunda queda quadrado nas costas. Em muitos casos, ambas as formas de o escapulário vem com um conjunto de promessas para os fiéis que usá-los. Algumas das promessas estão enraizadas na tradição, e outros que tenham sido formalmente aprovado pelos líderes religiosos. Por exemplo, para os católicos, como para alguns outros sacramentais, ao longo dos séculos, vários papas aprovaram específicas indulgências para escapulários.
Bem galera, muitos dizem que o escapulário tem que ser dados à pessoa que vai usá-lo, e nunca adquirido por ela. Eis então uma ótima opção de presentes religiosos católicos. Dêescapulários como presentes religiosos e ajude a proteger quem você ama.
Espero que tenham gostado do artigo.
Um grande abraço e fiquem com Deus.
Um grande abraço e fiquem com Deus.
Rodrigo Sá
http://www.facebook.com/rodrigo.silva.sa
http://www.facebook.com/rodrigo.silva.sa
Nenhum comentário:
Postar um comentário